Acreditamos que essa é a primeira pergunta que vem a cabeça quando alguém escolhe Portugal como seu destino de imigração, como já falamos em outro artigo Por que imigrar, as motivações para imigrar são diversas e por mais que seja um sentimento generalizado de buscar segurança e qualidade de vida, é inegável que os motivos sempre são intrínsecos e pessoais.

Mas voltando ao assunto, após a decisão de imigrar para Portugal é indispensável um planejamento eficaz para fazer uma imigração segura e, principalmente, em conformidade com as Leis de Portugal, você não vai querer se submeter a entrar de forma ilegal e pior, submeter sua família, seus filhos a essa enrascada né?

Pois bem, dito isso, de início, são apenas 4 preocupações que você deve ter, aliás, 4 problemas saudáveis para resolver sua imigração para Portugal.

De forma rápida, você precisará:

1.  Passaporte;

2. Visto ou a cidadania;

3. Planejamento Financeiro; 

4. Planejamento Emocional;

 

O primeiro ponto é obvio, ou seja, é indispensável que você tenha um passaporte válido, sem esse documento sequer você pisa em Portugal independente da forma que escolher ir.

E por mais simples que pareça, há possibilidades de você não obter um passaporte, pois para a emissão de um, há requisitos e documentos a serem apresentados.

Em segundo lugar e nesse caso sabemos que não é tão simples, você irá precisar de um visto para permanecer por mais de 90 dias ou ser um cidadão europeu.

O terceiro e quarto pontos iremos tratar no fim desse artigo, pois os dois primeiros são de suma importância e dependendo da forma que você tratar do segundo ponto isso irá modificar o restante.

A fim de lhe auxiliar nessa empreitada, preparamos uma ajuda para vocês, de forma simples e objetiva, que será abordada nos tópicos a seguir. 

 

1.     Passaporte

Se você já possui um passaporte válido, pode ignorar esse tópico e acredite, muitos começam a sonhar com a imigração e ainda não possuem um passaporte, não por desleixo, nada disso, pelo simples fato que anteriormente não imaginavam dando esse passo em suas vidas, se esse é seu caso, vamos em frente.

O passaporte é o documento mais importante quando você viaja para o exterior, sem ele você não consegue sequer embarcar no avião.

Resumindo, o passaporte é o documento de viagem que identifica você em outros países, é nele que são registradas as entradas e saídas, os vistos e autorizações de cada país.

No site da Polícia Federal há um passo a passo detalhado para a obtenção do passaporte, com a lista de documentos necessários e o mais importante, é através do site que você faz o requerimento do passaporte, emite a guia, escolhe onde quer passar pela triagem da Polícia Federal.

Então, não se preocupe, é simples e fácil, vamos deixar o link aqui abaixo:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro

 

2.     Vistos

 Aqui que mora o grande problema para maioria das pessoas que desejam imigrar para Portugal, os vistos.

Como escolher um visto que se encaixe a seu perfil, será que você está apto para o visto desejado? São tantas perguntas que fica difícil explicar detalhadamente cada questão.

Mas aqui fica a nossa dica preciosa, não faça nada sem ter a certeza absoluta do que está fazendo.

Se possui dúvidas em como conseguir um visto ou até mesmo qual visto se encaixa da melhor forma para você não hesite em contratar uma assessoria especializada, pode parecer um gasto desnecessário, porém uma estratégia errada pode por fim a um planejamento de imigração.

Nós podemos lhe auxiliar nessa empreitada, entre em contato conosco que iremos direcionar para um atendimento especializado e eficaz, afim de sanar todas as suas dúvidas.

E nesse sentido, sem uma análise pormenorizada do seu caso, não é possível direcionarmos de forma clara qual será a melhor escolha para você sem conhecermos o seu caso a fundo, porém, não se desespere, a intenção desse artigo é esclarecer da melhor forma possível quais são os tipos de vistos possíveis até a data de publicação desse artigo.

Dessa forma, certamente você poderá entender qual tipo de visto se encaixa no que pretende.

Ahhh, aqui vamos dar um breve resumo dos vistos mais populares.

Então, vamos falar desses vistos: 

 

a.     VISTO D1 – Atividade subordinada

 É destinada para quem possui um contrato de trabalho ou uma promessa legal de trabalho em Portugal; 

 

b.     VISTO D2 – Atividade Profissional Independente

 Destinado para quem deseja empreender, trabalhar como profissional liberar ou autônomo em Portugal. 

 

c.      VISTO D4 – Visto de Estudos

 Esse visto é o mais conhecido e a escolha principal da maioria dos brasileiros que desejam ir para Portugal, ele é destinado para quem irá cursar o ensino superior ou o ensino secundário.

 

d.     VISTO D6 – Reagrupamento Familiar

 Esse possui um regramento mais especifico e é direcionado aos parentes de quem já possui uma autorização de residência em Portugal e deseja trazer sua família.

 

e.     VISTO D7 – Visto de aposentado, investidor

 Esse é um dos queridinhos dos brasileiros, pois é destinado para quem possui uma renda passiva que represente um valor mensal de rendimento superior ao salário-mínimo português.

 

f.      GOLDEN VISA 

Esse visto é direcionado as pessoas que querem investir um alto valor em Portugal, em torno de 500 mil a 1 milhão de euros, a depender da localização geográfica do investimento, há outras possibilidades de investimento para obter o Golden VISA, mas não vamos nos ater a isso neste artigo.

 

Esses são os principais vistos existentes, há outros como o de trabalho altamente qualificado, os destinados a curta duração, mas a intenção desse artigo é trazer os mais utilizados, se nenhum dos casos apresentados se encaixa no seu perfil, entre em contato conosco que podemos lhe auxiliar.

 

3.     Planejamento Financeiro

 Esse com certeza é o pilar de todo processo de imigração, pois sem recursos financeiros toda a imigração será jogada ao ar, pois por mais que em Portugal os preços de comida e vestuário sejam baratos, há o custo da moradia que ano após ano vem aumentando.

Imagina chegar em Portugal sem dinheiro suficiente para se alimentar?

Se você não tem condições financeiras hoje, crie um planejamento para juntar dinheiro por determinado tempo para que possa ter um valor para se manter em Portugal, principalmente se estivermos falando de vistos como de estudo e o D2, onde não há uma certeza de entrada de recursos financeiros concreta.

Mas como saber o quanto irá precisar?

Há um site muito bom mas que deve ser utilizado apenas como referência, que é o numbeo.com.

Nele há uma lista com cidades do mundo inteiro e o custo de certos bens, incluindo alimentação, moradia, transporte, entre outros.

Utilize o numbeo como base de pesquisa, mas não tão somente ele. 

 

4.     Planejamento Emocional

 A parte emocional é a que normalmente derruba o imigrante, pois você estará afastado de tudo que viveu até hoje em sua vida. 

Possivelmente não terá sua família, amigo, aquela rotina de contatos de fim de semana, um churrasco com amigos, um encontro familiar no dia a dia.

Além do aspecto da distância dos entes queridos, há, também, toda cultura diversa da que você está acostumado.

Mas tente enxergar tudo isso pelo lado positivo, você estará em um país diferente e terá a chance de conhecer tudo isso, terá a chance de aprender e vivenciar essa experiencia única.

Não enxergue pelo lado negativo, não vislumbre uma cultura diferente achando que os costumes em Portugal são piores do que você já tem, vivencie Portugal sem querer levar o Brasil para o outro lado do oceano.

Em resumo, saia do Brasil de peito aberto para conhecer um país novo e tentar se adaptar a ele.

 

Espero que este artigo tenha sido útil a você, obviamente que não é possível falarmos sobre todos os aspectos que envolvem a imigração somente em um artigo, além de ficar muito extenso não seria útil tanta informação de uma única vez.

Abraços e obrigado por ler.

Recommended Posts