Planejamento de Imigração – Escolha da Cidade

 

Planejar, antes de tudo é preciso entender o que é planejar, não o sentido literal da palavra, mas sim o que significa planejar sua imigração para Portugal.

O planejamento de imigração para Portugal não se compara com decidir que depois do almoço vai dar uma volta no centro da cidade ou que vai até o shopping no fim de semana.

Não vamos falar sobre o passo anterior ao planejamento para imigração, que é conhecer de fato o que você quer e se você tem motivos fortes para imigrar.

Falei sobre isso em um artigo aqui no site, se tiver interesse dá uma lida aqui “dsdd”.

Voltando ao planejamento, um exemplo simples, é você querer pedalar 40 km mas sequer saber andar de bicicleta.

Não dá para querer imigrar para Portugal se mal sabe onde fica Portugal e nunca viu vídeos sobre as cidades que existem em terras lusitanas.

O primeiro passo para imigrar, na minha opinião, e deixo isso bem claro, é definir o que você quer de Portugal?

Como assim?

Se você quer sair do Brasil para ir morar em Portugal obviamente é porque tem algumas motivações, afinal está deixando isso, correto?

Mas vamos considerar que esse passo já está concluído, você já conhece informações suficientes para querer imigrar e agora chegou a hora de iniciar o trabalho para atingir esse objetivo.

Pois bem, aqui o sentido é de criar uma lista, rabiscar o papel e colocar os pontos que são importantes para imigrar para Portugal e que não podem ser esquecidos para fazer uma imigração segura, legal com a finalidade de tentar eliminar os riscos, pois alguma coisa vai sim sair do planejado.

Contraditório? Um pouco né, mas é a pura verdade.

Muitas vezes nos planejamos para no fim de ano ir viajar, conhecer lugares novos ou até mesmo ir aquela cidade praiana, ficar uns 15 dias e quando está perto de ir algo acontece que muda um pouco o que pretendeu.

Nós vivemos uma fase que planejar não é executar, quantos não planejaram muitas coisas e logo em seguida veio o terror da pandemia?

Resumindo, em poucas palavras, planejar é colocar no papel o seu objetivo, o que precisa e como conseguir alcançar o que deseja, se preparando financeiramente, emocionalmente e o principal, documentalmente.

Então, mãos na massa.

Entendo que um dos primeiros pontos é decidir onde quer ficar, onde irá morar ao menos no início da sua jornada.

Você deseja ficar em uma cidade com muito agito? Mais pacata? Ou uma cidade litorânea, defina o que espera de uma nova cidade para morar.

Mas como fazer isso? Simples, crie uma lista com algumas cidades em mente e se não tem nada na cabeça faça o seguinte:

  1. Faça buscas no google e no youtube como “cidade Portugal litoral”, ou “cidade agitada Portugal”, só insira as palavras principais, sem “e”, “de”, “que”, nada disso, a ideia é fazer uma busca generalizada.

 

  1. Depois que encontrar ao menos umas 10 cidades, faça buscas mais direcionadas sobre cada cidade somando ao que gostaria de ter na cidade, por exemplo: “vida noturna em cascais”

 

Com sua lista em mãos chegou a hora de pesquisar se as cidades escolhidas irão caber no seu bolso ou não, pois de nada adianta querer morar em Cascais e o arrendamento ser impossível de você pagar, certo?

Falando nisso, o arrendamento certamente será um dos custos mais elevados que você terá em Portugal, pois há muita demanda e não há tanta oferta.

Então, nessa hora, pés no chão.

Mas como saber se as cidades que escolhi são caras ou baratas para viver?

Pesquise no youtube, no site euro dicas, no google e no site numbeo também.

Aliás, o numbeo traz uma média de custo de vida de várias cidades portuguesas e pode ser usada como parâmetro inicial.

Depois de eliminar as cidades que não cabem no seu bolso, estude mais profundamente as que sobraram.

Muitos perfis no instagram são direcionados sobre algumas cidade de Portugal de forma específica, com certeza irá encontrar informações valiosas sobre, mas claro, a internet é um celeiro de informações, então busque o que for possível.

Enfim, escolhidas as cidades que sobraram agora é hora de pesquisar sobre o ramo de atividades que você irá exercer em Portugal, será que há demanda nas cidades que você escolheu? Ou nos arredores delas?

Se você for com rendimentos próprios esse ponto será descartável, mas se não for o caso, verifique na lista das cidades que sobrou se há emprego para o que irá fazer.

O mesmo vale para quem vai estudar, se quer fazer um curso específico, sua lista ficará definida pelas universidades que disponibilizam determinado curso.

Logo, faça esse filtro, é super importante.

Sabemos que isso não é fácil, mas mudar de país não é uma tarefa simples não acha?

A intenção sim é simples, imagina que você quer trabalhar com algo ligado a festas noturnas, mas a cidade que está na sua lista não tem uma vida noturna agitada.

Ou, você irá estudar mas em alguma das cidades sequer existe uma faculdade com o curso que você quer fazer.

Logo, sugerimos fazer mais esse filtro, mas aqui temos uma mudança em comparação aos dois primeiros filtros de estilo e custo de vida.

Agora você não irá excluir as cidades restantes, mas somente fazer uma anotação se essa cidade possui a característica de “empregabilidade” ou não. Mas por que isso?

Portugal é um país pequeno, não vale a pena excluir uma cidade boa somente porque ela não tem o que procura, se ela tiver uma rede de transportes boa você pode ir para uma cidade com boa rede de emprego que você busca, claro, desde que não seja muito longe.

Um outro ponto muito importante, depois dos primeiros filtros que mencionamos, sugerimos pesquisar os meios de transporte e estrutura das cidades que sobraram.

Mas por que isso? Portugal não é servida por metros em todas as cidades? Não, não é.

E vamos supor que você não vai ter carro no início da sua jornada morando em Portugal, então é importante saber se a cidade possui uma malha de metrô por exemplo, não concorda?

Claro que o metrô é um exemplo, mas se você gosta de ir em shoppings ao domingo, a cidade que está na sua lista tem shopping? Ou você tem criança pequena, vai querer uma cidade que tenha atividades para os pequeninos, não?

Mas aqui também tem uma diferença das anotações que falamos anteriormente, dessa vez você não irá simplesmente anotar na frente um ponto positivo ou negativo.

Você vai criar uma tabela com cada cidade e mencionar cada estrutura que você considera importante que uma cidade para morar precisa.

Exemplo:

Liste tudo que entende importante, aqueles pontos que não podem faltar e que são essenciais.

Aqueles pontos que tem um peso maior, pontue com mais valor, o que não for tanto, um ponto menor.

Com isso em mãos você terá uma ideia melhor de quais cidades você pode se adaptar melhor e certamente a escolha de uma cidade no seu planejamento será mais segura.

 

Abraços e obrigado por ler.

 

Recommended Posts